segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Discovery Channel e o público feminino

Na tv “fechada”, o famigerado Discovery Channel veicula programas respeitados sobre ciência, tecnologia e cultura (num sentido mais didático). São vários canais, direcionados para diferentes públicos. Dentre eles, podemos destacar o Animal Planet, com programas sobre a a vida “animal” selvagem e o próprio Discovery Channel, que se foca na área da ciência e da tecnologia. Mas a atenção desse texto é dedicada a dois canais, direcionados ao público feminino, são eles o Liv e o Discovery Home and Health.

No site brasileiro do Discovery Channel, o canal Liv é resumido como “o canal de entretenimento de Discovery, programado para valorizar e atender às exigências diárias da mulher moderna e sua necessidade de se desconectar”. Ou seja, para o público feminino, é destinada uma programação de “entretenimento”, “não-séria”, com filmes e seriados com temática sensível (romances e relacionamentos, como Dawson’s Creek), programas sobre celebridades e reality shows sobre moda, decoração e reformas de casas. É possível ver aqui que o que se entende como “interesse feminino” num canal de tv é o “fútil”, o sensível e o estilo doméstico. Cai-se no clichê de que a mulher é uma audiência para as coisas “leves” e relacionadas aos sentimentos, à estética e ao plano doméstico. Abaixo é possível ver uma chamada do programa Extreme Makeover: Reconstrução Total, um reality show onde uma equipe realiza uma transformação total de uma casa pertencente a uma família “necessitada” e unida:





Já o Discovery Home and Health, como já sugere o próprio título, enfoca questões da saúde (principalmente da mulher), bleza e família. Mais uma vez, à mulher são conferidos os assuntos do corpo e do mundo doméstico. São vários reality shows e docudramas sobre moda, bem-estar, filhos, gravidez, casamento, cirurgias plásticas e outras temáticas particulares, emocionais e biológicas.

O website do canal está dividido em 5 seções temáticas principais (que seguem a linha do que é exibido na televisão), são eles: saúde, relações, beleza, sua casa e para pais. No site da Discovery, o canal está exposto como “um lugar em que a mulher participa e se expressa”, e os lugares de participação e expressão da mulher, então, são a casa e o corpo.

Dentre os programas mais conhecidos do Discovery Home & Health, estão Tim Gunn: Guru de Estilo, onde um “conselheiro de moda” ajuda mulheres a se vestir de forma adequada; docudramas sobre gravidez, parto e cuidados com o bebê, como A Chegada do Bebê e História de Um Bebê; Em Busca da Perfeição, um programa sobre cirurgias plásticas; e Esquadrão da Moda, onde dois críticos de moda aconselham mulheres a respeito do que ter no guarda-roupas para valorizar suas formas e melhorar a auto-estima, seguindo as tendências atuais:





Também são veicuados diversos programas a respeito do casamento, a cerimônia, a festa, o vestido, as noivas e tudo mais que se possa dizer sobre o dia que é considerado o mais importante para a mulher.



É possível ver neste caso, então, a consolidada dicotomia ente o público (a ciência, a tecnologia, o sério, a cultura – representados pelo canal Discovery) e o privado, direcionado à mulher (a casa, a família, os sentimentos, o corpo – representados pelo Discovery Home and Health e pelo Liv). Os dois canais da rede Discovery Channel contribuem para a reatribuição e reafirmação do lugar machista imposto às mulheres.


amanda b.

2 comentários:

  1. Sempre achei os programas do Discovery Home and Health muito idiotas... Como se tudo que a mulher pensasse fosse em bebês e plásticas.

    ResponderExcluir