quarta-feira, 26 de maio de 2010

285O Feminismo das Grrrls!


Riot Grrrls foi um movimento feminista criado no final dos anos 80, em que abrange fanzines (revistas simples, geralmente feitas artesanalmente), festivais de música, onde também era possível passar documentários sobre o tema, e bandas de punk rock/grounge que participavam do movimento. Como feminista, não era contra os homens, que muitas vezes também participavam do movimento.


O nome ‘Riot Grrrl’ surgiu quando Alison Wolfe, líder da banda feminista Bratmobile, criou um fanzine onde criticava o machismo dentro do rock que vinha se mantendo ao longo dos anos (e que, de maneira menor, ainda se mantém atualmente). As meninas eram obrigadas a ouvir nos shows frases como: “Meninas não sabem tocar bateria, vão bater panela”, ou até aquelas que se “confundem” com elogio: “Nossa, você toca como homem” ou “Pra uma mulher, até que você toca bem”. E foi através da grande circulação e aceitação das idéias de Alison, também do jeito jovem de fazer as coisas, onde chamava atenção das garotas adolescentes e com mais disposição, que as meninas resolveram tomar à frente dos seus instrumentos, quebrando paradigmas, como terem que ser bonitinhas e arrumadinhas. As meninas muitas vezes em sinal de protesto raspavam seu cabelo e usavam roupas masculinas. Movimento Riot Grrrl ensinava as meninas que elas não são mudas, não podem ficar caladas, que devem espalhar suas idéias, que são importantes e devem reclamar pelos seus diretos.


Nos shows do Bikini Kill, as meninas costumavam dar atenção especial as garotas, fazendo com que elas prestassem mais atenção às idéias, do que as músicas, que muitas vezes não dava pra entender, por causa do som alto, e por isso, as meninas da banda chamavam as garotas para os lugares à frente do palco, deixando os meninos no fundo, e distribuíam folhetos com as letras das músicas, para que houvesse melhor o entendimento das idéias, a forma mais clara e evidente de protesto do movimento, com letras extremamente contestadoras e a postura firme, fazendo com que as Riots ganhassem realmente espaço e respeito, deixando bem claro que o tão conhecido lema punk "do-it-your-self" (você pode fazer isso) era seu também seu principal lema. Além disso, Kathleen Hanna costumava fazer seus shows com palavras como “Rape” (estupro) ou “Slut” (vagabunda) escrita em partes do corpo.


No movimento Riot, seguindo idéias do movimento punk, no qual está inclusa, não existia liderança, por questão de autonomia e liberdade de cada garota, porém, evidentemente, algumas mulheres tiveram destaque, por suas idéias, e pelo poder de conseguir transmiti-las. É o caso de Kathleen Hanna, líder da banda Bikini Kill (considerada a maior e mais influente banda do movimento) e Patti Smith.


Links:


- Matéria

Matéria no Ladyfest de 2007, maior festival feminista do Brasil (acontece em SP). Onde mostra bem as idéias do movimento Riot Grrrl.


Parte 1:

http://www.youtube.com/watch?v=v9xpXdrqUXw

Parte 2:

http://www.youtube.com/watch?v=hCl3VP7jRCg


- Música


Bikini Kill – Rebel Girl

http://www.youtube.com/watch?v=mZxxhxjgnC0

Letra:

http://vagalume.uol.com.br/bikini-kill/rebel-girl.html

Tradução:

http://vagalume.uol.com.br/bikini-kill/rebel-girl-(traducao).html

Bikini Kill – Don’t Need You (ao vivo)

http://www.youtube.com/watch?v=f9UV7Z4lSkI&feature=related

Letra e tradução:

http://vagalume.uol.com.br/bikini-kill/dont-need-you-(traducao).html

Bikini Kill – Suck My Left One

http://www.youtube.com/watch?v=vjS0R5BmYtg&feature=related

Letra:

http://vagalume.uol.com.br/bikini-kill/suck-my-left-one.html

Tradução:

http://vagalume.uol.com.br/bikini-kill/suck-my-left-one-traducao.html

Maior banda Riot brasileira:

Dominatrix – Patriarchal Laws (ao vivo)

http://www.youtube.com/watch?v=QWDbhdDBVV0

Letra:

http://vagalume.uol.com.br/dominatrix/patriarchal-laws.html

Tradução:

http://vagalume.uol.com.br/dominatrix/patriarchal-laws-(traducao).html

Dominatrix – Homophobia is on tray

http://www.youtube.com/watch?v=1D5jQN1V09Q

Letra:

http://vagalume.uol.com.br/dominatrix/homophobia-on-a-tray.html

Tradução:

http://vagalume.uol.com.br/dominatrix/homophobia-on-a-tray-traducao.html


- Sites:


Sóror Hardcore (brasileiro):

http://www.sororhardcore.blogspot.com/

Festival Ladyfest:

http://ladyfest.org/

Grrrls Zine Network

http://grrrlzines.net/


Postagem feita por Ana Paula de Sousa Pereira


Um comentário:

  1. cara, amei o post.
    muuito bom, vai me ajuda muito no meu trabalho de rock. valeu !

    ResponderExcluir