quarta-feira, 26 de maio de 2010

As mulheres vão à caça




De todos os ambientes de luta política, o que atinge a sexualidade é um dos mais visitados na história. Como falar na revolução social que movimentou o planeta nos bem cantados anos 60 sem falar da revolução sexual? O sexo sempre esteve presente no cotidiano de todas as civilizações, das discussões acadêmicas às mesas de bar. Dos bordéis às igrejas. O que chama atenção é que, ainda em voz quase inaudível, preso nos tabus que a mudança dos tempos não abandona, a sexualidade continua sendo mostrada pela ótica do homem heterossexual.
Sob a mulher que recaem dogmas de virgindade como pureza, como nobreza de caráter e de elevação do espírito. E não é incomum nos depararmos com situações banais de reafirmação destes dogmas.O orgasmo feminino é um dos grandes tabus. Como esquecer o episódio da novela “Páginas da Vida” em que uma mulher de 68 anos dava o depoimento demonstrando intensa alegria por ter tido o primeiro orgasmo da vida aos 45 anos, ao se masturbar ouvindo a música “Côncavo e Convexo”? Em que outra situação o depoimento causaria tamanho rebuliço nestas mesmas mesas de bar? (ver matéria do Observatório da Imprensa).
A escritora Regina Navarro Lins reconhece, em sua coluna na Rádio Metrópole, que a repressão feminina independe de classe social, de nível de informação ou de orientação sexual (ouvir podcast), e é uma defensora de outras alternativas contras as ideias compulsórias de maternidade, monogamia e heterossexualidade. Mas, infelizmente, ainda não é a regra na fervura de posicionamentos supostamente científicos que vivem para reafirmar o senso comum de mulher menos ligada ao sexo, ou até assexuada. É o caso da pesquisa publicada pelo site brasileiro da GNT. O título da matéria já resume a ópera: “Mulheres podem ficar sem sexo o tempo que quiserem”.

Cougar Time


Neste mês, o site do The New York Times publicou uma denúncia contra o Google pelo o que considerou preconceito de gênero. Segundo o veículo, o grupo mostrou desprezo pelo fenômeno conhecido nos EUA como cougar. As cougars (na tradução literal “pumas”) são mulheres bem-sucedidas profissionalmente, com boa condição financeira, geralmente solteiras ou divorciadas, e que se sentem atraídas por homens muito mais novos: os cubs.

Milhares de sites são criados para atender a esse mercado e disponibilizam até cartilhas virtuais, que vão desde “como tratar seu cub” a “como se vestir à moda cougar”:






A febre atingiu diferentes mídias, inclusive a televisão, como por exemplo a série norte-americana produzida pela ABC, “Cougar Town”, estrelada pela atriz Courtney Fox (veja o teaser):






Outra série de alcance mundial é “Sex and the city”, tendo Samantha como a definição quase literal da cougar norte-americana, fascinada por corpos masculinos bem definidos e absolutamente jovens. O alcance pop vem também das estrelas que desfilam pelos tapetes vermelhos Hollywoodianos com seus garotões ao lado: encabeçando a lista vêm Madonna e o modelo brasileiro Jesus Luz; e Demi Moore e o ator Ashton Kutcher. Algo não muito distante do Brasil, afinal até na atual novela das oito, Passione, há uma cougar muito bem representada pela atriz Maitê Proença.

Este panorama dá uma sensação de que as mulheres estão realmente invertendo o quadro histórico de repressão sexual a que sempre foram submetidas (mas não sem luta). Contudo, segundo o The New York Times, o próprio Google classificou o termo “cougar” como impróprio para menores e retirou muitos anúncios das interessadas neste filão dos sites de relacionamento (veja matéria completa). O mesmo não acontece com o fenômeno oposto, dos homens mais velhos e bem-sucedidos que se interessam pelas ninfetas (os “sugar dadies” e as “sugar babies”). Ainda é muito mais comum encontrar anúncios para os papais do que para as mamães.
Vale comentar que algumas feministas reprovam o termo “cougar” por, supostamente, cair em um “machismo às avessas”. Enquanto isso, as mamães deixam os papais em casa e saem para fazer sua revolução, ou simplesmente, irem à caça.

Conheça mais o trabalho da sexóloga Regina Navarro Lins:
Veja entrevista concedida à Rádio Metrópole

Nenhum comentário:

Postar um comentário