quarta-feira, 26 de maio de 2010

Há Feminismo no seriado "Charlie’s Angels"?

Os fãs de séries antigas, certamente, concordarão que “Charlie’s Angels” – década de 70 - (“As Panteras”, no Brasil) foi um dos primeiros seriados em que as mulheres apareciam em um lugar de fala um pouco distinto do que se costumava ver na produção de ficção televisiva da época. A série foi exibida em cinco temporadas (1976 – 1981) pela rede de televisão americana ABC. Em um rápido resumo, pode-se contar a trama do seriado: três jovens mulheres, recém-formadas na Academia de Polícia, são convocadas por um homem misterioso (e que não aparece durante toda a narrativa, apenas no último episódio) chamado: Charlie. A partir disso, essas três mulheres começam a trabalhar em casos secretos da “Agência de Detetives Charles Townsend” e se tornam ‘os anjos DE Charlie’ nos EUA.

A abertura da primeira, e mais bem sucedidade, temporada do seriado com as atrizes Jaclyn Smith, Kate Jackson e Farrah Fawcett-Majors:


Alguns dirão que aquele era um importante momento porque as mulheres estavam chegando a um território essencialmente masculino, já que se tornavam protagonistas de uma série policial. As atrizes interpretavam detetives, uma função até então, tradicionalmente, executada por homens. Uma verdade. Entretanto, os episódios em praias ou piscinas eram corriqueiros, em que os anjos apareciam somente de biquíni e com os seus belos corpos à mostra. Os seus disfarces estavam ligados, habitualmente, à sexualidade: showgirls, prostitutas, etc. “As panteras" de Charlie agradavam o público e eram heroínas inteligentes, bonitas, cheias de sensualidade e poderosas. A sua maior arma, na maioria das vezes, era a atração feminina e uma falsa vulnerabilidade para atrair e capturar criminosos do sexo oposto.


O site "Charlie's Angels Forever" , no texto os “Angels as feminist heroes”, deixa claro que acredita no feminismo na série. Entretanto, o autor do texto diz em certo momento: In the beginning, CHARLIE'S ANGELS did use high levels of sexuality to gain viewers. It was a gimmick and it worked”, e aí, então, se contradiz. No primeiros episódios, ficava claro a consonância do seriado com o padrão da posição feminina da época. Então, para aumentar a audiência era preciso altos níveis de sexualidade? Uma audiência composta, provavelmente, por homens na sua maioria.

Ao falar da exposição feminina, a colocação de Graciela Natanshon parece muito pertinente: “as mulheres observadas nos meios de comunicação, na tevê, no cinema, nas revistas, pelas primeiras feministas que repararam no poder cultural e ideológico da mídia não eram aquelas que o feminismo reivindicava. Não eram sujeito, mas objeto do olhar e do desejo masculino.” (In: NATANSOHN, L.G. Os Estudos Culturais e o feminismo. Consultando médicos na TV: mulheres, medicina e meios de comunicação. Tese de doutoramento. PPGCCC, UFBA, 2003).

Muitos críticos da época, incluindo muitas feministas, diziam que o show era uma produção machista que explorava sexualmente suas personagens. Uma jornalista feminista da revista Time, Judith Coburn, dizia: "CHARLIE'S ANGELS is one of the most misogynist shows the networks have produced recently. Supposedly about 'strong' women, it perpetuates the myth most damaging to women's struggle to gain professional equality, that women always use sex to get when they want, even on the job"! Algumas consideravam Charlie Towsend a voz da patriarcalismo: o anjos faziam aquilo que ele lhes ordenava.

Leia mais sobre “Charlie’s Angels” aqui.

Obs: A rede de televisão americana ABC autorizou a roteirização de um remake do seriado com previsão de estreia para os primeiros meses de 2011.

Postagem feita por Luis Fernando Lisboa.

4 comentários:

  1. Essa série era completamente feminista sem sombra de dúvida. Mas nos dias de hoje, não há nada mais feminista do que Megan Fox ostentando toda sua beleza e altivez incomparáveis em "Transformers."

    ResponderExcluir
  2. "As Panteras" foi sem sombra de dúvida o seriado televisivo mais feminista e também o mais popular e bem sucedido de todos os tempos superando até mesmo suas ilustríssimas concorrentes principais nos anos setenta que foram a Mulher Maravilha e a Mulher Biônica. Tanto é que As Panteras continuam fazendo sucesso e sendo refeitas e reformuladas inúmeras vezes até os dias de hoje. Quem discorda?

    ResponderExcluir
  3. Jaclyn Smith é na minha opinião a melhor e mais linda e ilustre pantera de todos os tempos. Jaclyn é uma verdadeira e adorável dama de classe absolutamente maravilhosa e digníssima ao extremo e ela pertence oficialmente a minha lista pessoal das dez pessoas famosas mais bonitas do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Continua fazendo sucesso até hoje porque homens continuam vendo se a formula funciona:mulheres lindas e sensuais que fazem o possivel para atrair com o corpo e com a 'fragilidade ' feminina. O seriado é tudo,menos feminista

    ResponderExcluir