quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pintora usa menstruação nos seus quadros

Enquanto na publicidade televisiva de absorvente íntimo o sangue menstrual é metaforizado através de um líquido azul, sendo parte das “estratégias representacionais que operam sobre a criação de identidades de gênero e participam da conflitiva relação das mulheres com seu próprio corpo” (NATANSOHN, L.G. Consultando médicos na TV: mulheres, medicina e meios de comunicação. Tese de doutoramento. PPGCCC, UFBA, 2003. Cap. 5.4), a artista americana Vanessa Tiegs vai na contra-mão, e usa seu sangue menstrual como matéria-prima dos seus trabalhos.

Vanessa Tiegs, usou a sua própria menstruação durante 3 anos para pintar 88 quadros de imagens sutis nas formas, mas que ganham intensidade com a textura da matéria-prima . Numa séria de trabalhos intitulada "Menstrala", a artista objetiva criar uma imagem mais positiva da menstruação.

Segundo Vanessa “vivemos em um universo de inúmeros ciclos. Nossas vidas consistem em ciclos dentro de outros. E as mulheres experimentam um ciclo de renovação que parece corresponder às rotações da lua ao redor da terra”.

As obras ficaram expostas nas maiores galerias do mundo e o valor das vendas será doado ao Centro de Pesquisa sobre a Ovulação e Ciclo Mestrual da Universidade Columbia Britânica.

As imagens entram em tensão com o discurso hegemônico, baseado em mitos e tabus sobre o corpo feminino, de que o sangue menstrual representa a impureza e a contaminação.

Veja a seguir alguns quadros:



E aqui o vídeo da exposição.


Jéssica Passos

5 comentários:

  1. Achei lindo!!!
    Queria um pra mim! Genial!!!

    ResponderExcluir
  2. podíamos fazer uma arte com cocô ou então com esperma para combater essa mentalidade "conservadora" que está ai...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta por fora é ? ja existem quadros feitos com esperma e coco simmmm

      Excluir