quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Lei de Bechdel

Alison Bechdel é uma cartunista americana, autora dos quadrinhos Dykes To Watch Out For, que começou no início dos anos 80 e representa uma das primeiras aparições importantes da cultura lésbica nas mídias massivas.

Em DTWOF, Bechdel escreve, num dos diálogos, o que vem a ser conhecido hoje como a Lei Bechdel. Nessa tirinha, uma das personagens descreve a “regra” que todos os filmes devem seguir para que ela possa assistir a ele:

1. Deve ter no mínimo duas mulheres no filme...

2. ...que conversam uma com a outra...

3. ...a respeito de algo que não seja um homem.

Essa é uma regra muito simples, não exige que as personagens falem necessariamente sobre feminismo, outras mulheres ou a condição feminina, mas de fato muitos filmes falham nela, o que vem sendo pauta de posts em vários blogs.

Posteriormente, vem sido adotado mais um critério: que essas mulheres tenham nomes (ou seja, sejam sujeitos na trama), o que dificulta ainda mais a aprovação dos filmes na Lei Bechdel.

Não é nenhum método científico, mas é bastante interessante notar como as mulheres no cinema, na maioria dos casos, são colocadas como apenas acessórios discursivos no enredo, e não tem uma vida ou uma história própria: o único assunto que as concerne é(são) o(s) homem(ens). Como o mais importante da história, o homem (ou o personagem masculino) é com que as mulheres das tramas tem de se preocupar e se encarregar.

Como escreveu Juliana Sampaio no blog da Lápis Raro, A regra de Bechdel é simples e exige apenas que o cinema “reconheça a existência de mulheres entre as pessoas do mundo [...]e que essa parcela de pessoas também possa conversar sobre outros assuntos que não seja a parcela restante. Aquilo que eu, você, minhas amigas, minha filha, e a maioria das mulheres fazem todos os dias: existir por si mesmas”.

Parece que, não seguindo esses três simples passos, o que é a regra geral, a maioria dos filmes está diminuindo a vida feminina à uma preocupação com o que realmente importa: a vida masculina, ou o(s) relacionamento(s) com um homem.

Quais filmes você assistiu recentemente que passam no teste de Bechdel? Aproveite para contribuir na lista de filmes do site sobre a lei: http://bechdeltest.com/.

amanda b.

2 comentários: