sábado, 10 de outubro de 2009

VIII Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología e Género

Local: UTFPR, Curitiba - Brasil, 5 a 9 de abril de 2010
http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/cictg/index.html

Taxa de inscrição: R$ 160,00
Conscientes da necessidade de continuar promovendo em nossos países iberoamericanos a importância das investigações e seus resultados nos temas de ciência, tecnologia e gênero, gostaríamos de convidar os/as interessados/as a participar do VIII Congresso Iberoamericano em Ciência, Tecnologia e Gênero a ser realizado de 5 a 9 de abril de 2010, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, cidade de Curitiba/Paraná-Brasil.

Objetivos do Congresso:

* Criar um espaço de discussão entre pesquisadoras e pesquisadores sobre a participação das mulheres no campo científico-tecnológico das universidades e institutos de pesquisa dos países íberoamericanos.
* Visibilizar a participação feminina nas pesquisas científico-tecnológicas em todas as áreas do conhecimento, proporcionando novas discussões epistemológicas e críticas, provenientes tanto da crítica feminista da ciência, como das ciências sociais, biológicas e físicas.
* Possibillitar o intercâmbio entre pesquisadoras e pesquisadores iberoamericanas/os a fim de promover pesquisas em conjunto, parcerias, estudos comparativos, enriquecendo assim as áreas da ciência tecnologia e gênero.
* Ampliar a inserção de pesquisadoras e pesquisadores brasileiras/os no grupo de estudos iberoamericanos sobre ciência, tecnologia e gênero, ressaltando a importância de se construir genealogias, redes e comunidades de conhecimento que valorizem os contextos da sua produção, construção e transmissão.
* Debater sobre a participação paritária de cientistas homens e mulheres nos postos de decisão de órgãos de fomento à pesquisa científico-tecnológica, identificando os obstáculos que impedem hoje a equidade de gênero nestes postos.
* Inserir na discussão da ciência, tecnologia e gênero a temática da educação científico-tecnológica, propondo a criação de políticas públicas que conduzam à participação mais efetiva e igualitária das mulheres na ciência e na tecnologia.


Datas importantes:
15/11/09 - data limite para envio de resumos
30/11/09 - divulgação dos resultados
01/02/10 - data limite para envio dos trabalhos completos

Os interessados em enviar comunicações de pesquisa deverão escolher um eixo temático de seu interesse e enviar os resumos aos/às coordenadores/as do eixo escolhido (consultar endereços no site www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/cictg), com cópia para a Coordenação do Congresso pelo e-mail cictg-ct@utfpr.edu.br .
Os resumos deverão conter até 300 palavras, escritas em Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.
Serão aceitos resumos escritos em português ou espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário