sábado, 24 de julho de 2010

Homenagens da UFBA: e as mulheres?

Recentemente, o Reitor da UFBA, Naomar Monteiro, informou que o Conselho Universitàrio dessa instituiçao propus batizar as novas instalaçoes dos campi com nomes de figuras de recohecida trajetoria na ciência e arte. Eis a proposta:

a) PAF-I : Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa.

b) Reconfirmar a denominação de Pavilhão de Aulas Professor Alceu Hiltner ao atual PAF-II.

c) PAC: Pavilhão de Aulas Reitor Heonir Rocha.

d) PAF-III: Pavilhão de Aulas Glauber Rocha.

e) Pavilhao de Aulas de São Lázaro: Pavilhão de Aulas Professor Thales de Azevedo.

f) Nomear o antigo centro de convivência, hoje refuncionalizado para abrigar o restaurante universitário, como Restaurante Universitário Manoel José de Carvalho.

g) Reconfirmar a designação de Biblioteca Universitária de Ciências e Tecnologias Professor Omar Catunda.

h) Batizar a nova biblioteca de saúde como Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho.

Com a sua frequente lucidez, a professora Estela Aquino manifestou sua perplexidade pela ausência de mulheres na homenagem, com esta carta, que circulou nas listas de debates e que transcrevo textualmente;

Prezado Reitor Naomar e demais integrantes desta lista:

Acabo de voltar da XI Conferencia Regional da Mulher Latino Americana e do Caribe, onde integrei a delegação brasileira como uma das
representantes da sociedade civil, e junto com mais de 700 pessoas de 33 países discutimos o tema "Que Estado, para que igualdade?".
No documento final - o Consenso de Brasília - foram acordados compromissos de todos os governos para a superação das desigualdades de gênero em nossa região (www.eclac.org).
Lá também celebramos a recente criação por parte da Assembléia Geral das Nações Unidas de uma nova entidade para a igualdade de gênero e delegação de poderes às mulheres, chamada ONU Mulheres.
É portanto com desconforto e espanto que constato entre tantas homenagens, aprovadas pelo egrégio Conselho Universitário, não há sequer um nome de mulher.
Não há na história da UFBA mulheres que mereçam homenagens?
Espero ainda poder assistir o dia em que o culto à memória nesta instituição inclua homens e mulheres, que vêm construindo a UFBA e
levando ao mundo seu valor social e cultural, sem discriminação.

Estela Aquino
Coordenadora do MUSA
Instituto de Saúde Coletiva
MUSA-Programa em Gênero e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário