quinta-feira, 25 de março de 2010

para Inciação Científica, UFBA

Chamada a pesquisador@s de Iniciação Científica (alun@s de graduação) voluntári@s (com possibilidade de bolsa no futuro) para trabalhar na pesquisa: Mulher e tecnologia: teorias e práticas na cultura digital, coordenada pelas professoras Graciela Natansohn (Facom) e Karla Brunet (IHAC).

Candidat@s devem enviar por e-mail a ficha de inscrição (ver anexo) preenchida, para os emails: graciela71@gmail.com e karlab@ufba.br

Data limite do recebimento dos emails: terça-feira, 30/03/2010.

As entrevistas serão realizadas no dia 31/03/2010 às 17h no Laboratório de Jornalismo, 2. andar da Facom/UFBA, às 17h. Caso você não possa comparecer a entrevista mas esteja interessado em participar, justifique juntamente com o envio de sua ficha.

Perfil:

• estudante de qualquer semestre da UFBA,

• interessad@s em tecnologias digitais (não é necessário saber previamente, mas trabalharemos somente com software livre/SL)

• que tenha conhecimentos básicos de vídeo, ou foto, ou design gráfico, ou web design (não é necessário, só recomendável)

• disponibilidade de dedicação de 20h/semanais

Importante: Daremos certificado de extensão universitária

Resumo do projeto:
Nosso problema de pesquisa é a apropriação da cultura digital por parte das mulheres, isto é, nos interessa localizar, conhecer e mapear empreendimentos que, no ambiente digital, desenvolvem diversas iniciativas ao redor da questão da cultura digital, da inclusão e da cidadania, para compreender como as mulheres lidam com as questões tecnológicas. Partimos da hipóteses de que as entidades que trabalham pela cultura e inclusão digital não têm tomado as questões de gênero como pivô das suas ações. Todavia, se no universo do software livre e cultura digital não parece haver sensibilidade para as questões feministas, o campo do feminismo tampouco parece haver atentado suficientemente para as questões da cultura digital. E as poucas iniciativas de mulheres para a cultura digital parecem não se identificar com o movimento feminista tradicional. Estas afirmações nos impulsionam, por uma parte, à exploração sistemática e teoricamente apoiada, do campo das iniciativas de inclusão digital, de luta pelo software livre e dos espaços de criação, experimentação e formação de mulheres em face às TICs. Por isso, o objetivo geral do projeto é produzir conhecimento sobre a inserção da mulher na cultura digital no Brasil, identificando um corpus teórico específico sobre ciberfeminismo, realizando uma reflexão sobre como interatuam as mulheres com as tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) e promovendo um conjunto de práticas para sua formação e capacitação em tecnologia digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário