domingo, 9 de agosto de 2009

Nova disciplina, novo grupo, os mesmos temas

Disciplina: COM520 - ECONOMIA DA PRODUÇÃO DE BENS SIMBÓLICOS Professora: L.Graciela Natansohn
Semestre: 2009.2 - Quarta-feira, de 14 às 18h na Facom.

EMENTA:
Comunicação e feminismo. Mídia, tecnologias da informação e a comunicação (TIC). A cibercultura e o ciberfeminismo.


Objetivo geral

Pretende-se promover uma visão crítica da mídia, das tecnologias da informação e comunicação e da cibercultura contemporânea, no que se refere ao tratamento e inclusão das questões de gênero. Se bem questões tais como a representação midiática da mulher serão abordadas, interessa a esta disciplina aprofundar o debate sobre a cultura contemporânea, as tecnologias da informação, internet e o mundo digital, em relação com a teoria feminista e com o lugar das mulheres neste cenário.

Objetivos específicos:

- conhecer, refletir e discutir acerca das questões de gênero em relação com a produção, circulação e recepção de comunicação;
- conhecer e analisar a relação entre as mulheres e as mídias digitais;
- discutir aspectos culturais, sociais e filosóficos das tecnologias da informação e comunicação (TIC) com um enfoque de gênero, compreendendo as suas implicações sociais e políticas;


METODOLOGIA: Leitura semanal orientada. Apresentação e análise de casos. Aulas expositivas e seminários de discussão de textos. Palestras com convidados.

AVALIAÇÃO:

1. Seminário: Apresentação e discussão de textos. Peso 3.

2. Artigo científico. @s alun@s deverão produzir, ao final do curso, um trabalho escrito, em qualquer uma das seguintes modalidades:
Um artigo que aborde vínculos entre autor@s, teorias e metodologias abordadas no curso, com seus objetos de pesquisa na pós-graduação.
um trabalho de caráter monográfico sobre um@ d@s autor@s ou temas estudados durante o curso.

Os trabalhos deverão conter entre 10 e 15 páginas, em formato A4, entrelinhamento 1,5 em Times New Roman, corpo 12. Esse número de páginas inclui as notas, gráficos e referências bibliográficas. Peso 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário