quinta-feira, 13 de agosto de 2009

programação da disciplina

12/8/09
Apresentação da disciplina. Organização dos trabalhos. Distribuição das leituras.


2/9/09
Unidade 1. O contexto onde operam nossas idéias: introdução à problemática da comunicação na contemporaneidade. As novas tecnicidades e racionalidades.
BARBERO, Jesus Martin. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In Denise de Moraes. Sociedade Miditizada. RJ: Ed. Mauad, 2006, p. 51-79 (a cargo de Luciana)

OROZCO GOMEZ, Guilhermo. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. Sociedade Miditizada. RJ: Ed. Mauad, 2006, p. 81-98. (Talita)


9/9/09
Unidade 2. Identidade e diferença.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu da Silva (Org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais.Petrópolis: Vozes, 2000. cap. 1. (Rafael)
SILVA, Tomaz T. da. A produção social da identidade e da diferença. Tomaz Tadeu da Silva (Org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais.Petrópolis: Vozes, 2000. cap. 2 (Ruan)


16/9/09
Unidade 3. Comunicação e feminismo: mapeando interfaces, revisando a história, visualizando perspectivas.
NATANSOHN, L. Graciela. Cap. 4.2 Os estudos culturais e o feminismo In: Consultando médicos na TV: meios de comunicação, mulheres, medicina. Tese de doutorado. PPGCCC/UFBA, 2003.(Renata)
MC ROBBIE, Ângela. The Es and the Anti-Es: New Questions for Feminism and Cultural Studies. In: FERUSON, M.; GOLDING, P. (Eds.) Cultural Studies in question. London: Sage, 1997, p.170-186.(Léa)
ZOONEN, Liesbet van. Feminist perspectives on the media. In: CURRAN, J.; GUREVITCH, M. (Eds.) Mass media and society. London: Arnold, 1991, p. 33-54.(Luciana)
MC ROBBIE, Ângela. Pós-feminismo e cultura popular: Bridget Jones e o novo regime de gênero. Cartografias. Estudos Culturais e Comunicação. (Vitor). www.pucs/famecos/pos/cartografias


23/9/09
Unidade 4
Cibercultura e mulheres. Feminismo e tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Ciberfeminismo. Internet e identidades. Redes sociais. Arte feminista.
4.1 A Informática e as mulheres
SCHWARTZ, J. et al. Mulheres na informática: quais foram as pioneiras? Cadernos Pagu n.27, Núcleo de Estudos de Gênero, Unicamp. Campinas. julho-dezembro de 2006, pp.255-278. Disponível em www.scielo.br/pdf/cpa/n27/32144.pdf (Alessandra)
SILVA, Elizabeth Bertolaia. Des-construindo gênero em ciência e tecnologia. Cadernos Pagu n. 10, Núcleo de Estudos de Gênero, Unicamp. Campinas.1998, pp.7-20.
ROCHA, Cristina T. da Costa. Expressões do ciberfeminismo na contemporaneidade. Revista Tecnologia e sociedade. Disponível em www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/rev03/rev03_artigo02.pdf



30/9/09
4.2 Ciberfeminismo. Bases teóricas.
HARAWAY, Donna. Um manifesto para os Cyborgs: ciência, tecnologia e feminismo socialista na década de 80.In: HOLLANDA, Heloisa B.(Org.) Tendencias e Impasses. O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro, Rocco, 1994.
BRAIDOTTI, Rosi. Un ciberfeminismo diferente.
www.mamametal.com/creatividadfeminista/articulos/ciber_braidotti.htm#par1


07/10/09
BAÑÓN, Sonia Reverter. Ciberfeminismo: entre la (u)topia y la (dis)topia. I Congreso Internacional de "Tecnología, ética y futuro". Disponível em:
www.mamametal.com/creatividadfeminista/articulos/ciber_utopia_disto.htm
Faith Wilding & Critical Art Ensemble. Notas sobre la condición política del Cyberfeminismo. Disponível em:
www.mamametal.com/creatividadfeminista/articulos/ciber_artensamble.htm
WILDING, Faith ¿Dónde está el feminismo en el ciberfeminismo? Disponível em
2-red.net/habitar/tx/text_fw_c.html
100 anti-thesis. What cyberfeminism is not. Old Boys Network. Disponível em
www.obn.org/cfundef/100antitheses.html.


14/10/09
BOIX, Montserrat. La comunicación como aliada: tejiendo redes de mujeres. Disponível em www.nodo50.org/ameco/Tejiendo_redes_de_mujeres.pdf
SOLLFRANK. Cornelia. La verdad sobre el ciberfeminismo.
2-red.net/habitar/tx/text_cs_c.html




21/10/09
4.3 Arte e ciberespaço, net.ar. Palestra com Karla Brunet
SubRosa, www.cyberfeminism.net/manifesta.html
Las cyborgs Ciberfeminismo. www.mamametal.com/creatividadfeminista/articulos/ciber_cyborgs.htm


28/10/09
Estudo de caso: games e filmes
MENDES, Cláudio Lucio. Quem pode resistir a Lara Croft, você? Revista Estudos Feministas. Vol.16, n.1, 2008. Disponível em: www.periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/5955/5514
PUHL, Paula; AMARAL, Adriana. O feminino na tecnologia – uma proposta de leitura dos andróides de Blade Runner a partir de Donna Haraway. Disponível em:
www.bocc.ubi.pt.


04/11/09
Estudos de caso. Alteridades.
SCHOUTEN, Maria Johanna. Women in islamic cyberespace. In: BRAGA, Adriana. CMC, Identidades e Gênero: teoria e métodos. Covilhã: Universidad da Beira Interior, 2005. Disponível em www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/braga_adriana_cmc.pdf



18/11/09
Estudos de caso. Blogs e comunidades da web 2.0
BRAGA, Adriana. Sociabilidade no livro de visitas: Uma dimensão comunicacional da feminidade contemporânea. In: BRAGA, Adriana. CMC, Identidades e Gênero: teoria e métodos. Covilhã: Universidad da Beira Interior, 2005. Disponível em www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/braga_adriana_cmc.pdf
BUNN, Maria C. O movimento de mulheres e as práticas políticas mediáticas – o caso do CFEMEA. Ciências Humanas em Revista - São Luís, v. 5, número especial, junho 2007. Disponível em: www.nucleohumanidades.ufma.br/pastas/CHR/2007_3/maria_bunn_v5_ne.pdf


02/12/2009 a confirmar

domingo, 9 de agosto de 2009

Nova disciplina, novo grupo, os mesmos temas

Disciplina: COM520 - ECONOMIA DA PRODUÇÃO DE BENS SIMBÓLICOS Professora: L.Graciela Natansohn
Semestre: 2009.2 - Quarta-feira, de 14 às 18h na Facom.

EMENTA:
Comunicação e feminismo. Mídia, tecnologias da informação e a comunicação (TIC). A cibercultura e o ciberfeminismo.


Objetivo geral

Pretende-se promover uma visão crítica da mídia, das tecnologias da informação e comunicação e da cibercultura contemporânea, no que se refere ao tratamento e inclusão das questões de gênero. Se bem questões tais como a representação midiática da mulher serão abordadas, interessa a esta disciplina aprofundar o debate sobre a cultura contemporânea, as tecnologias da informação, internet e o mundo digital, em relação com a teoria feminista e com o lugar das mulheres neste cenário.

Objetivos específicos:

- conhecer, refletir e discutir acerca das questões de gênero em relação com a produção, circulação e recepção de comunicação;
- conhecer e analisar a relação entre as mulheres e as mídias digitais;
- discutir aspectos culturais, sociais e filosóficos das tecnologias da informação e comunicação (TIC) com um enfoque de gênero, compreendendo as suas implicações sociais e políticas;


METODOLOGIA: Leitura semanal orientada. Apresentação e análise de casos. Aulas expositivas e seminários de discussão de textos. Palestras com convidados.

AVALIAÇÃO:

1. Seminário: Apresentação e discussão de textos. Peso 3.

2. Artigo científico. @s alun@s deverão produzir, ao final do curso, um trabalho escrito, em qualquer uma das seguintes modalidades:
Um artigo que aborde vínculos entre autor@s, teorias e metodologias abordadas no curso, com seus objetos de pesquisa na pós-graduação.
um trabalho de caráter monográfico sobre um@ d@s autor@s ou temas estudados durante o curso.

Os trabalhos deverão conter entre 10 e 15 páginas, em formato A4, entrelinhamento 1,5 em Times New Roman, corpo 12. Esse número de páginas inclui as notas, gráficos e referências bibliográficas. Peso 7.